O reconhecimento de padrões pode ser usado em diversas atividades dentre elas temos as seguintes:
— Processamento de sinais de fala
— Atualmente utilizado para atendimento virtual
— Reconhecimento de faces
— Segurança
— Auxilio a deficientes visuais
— Reconhecimento de caracteres
No caso de processamento de fala, uma das principais utilizações são os tele atendimentos virtuais onde em vez daqueles: “para reclamações digite um, para novos aparelhos digite dois e etc”, simplesmente diga o que você deseja, ou também para controle remoto via fala, como apagar a luz, ligar tv, etc.
Em segurança pode ser feito busca por criminosos através de imagens obtidas de câmeras de segurança e fazer uma busca em banco de dados para reconhecer o criminoso.
E para os deficientes visuais pode ser usado para leituras de caracteres, de o reconhecimento é feito e é convertido para áudio facilitando a vida do deficiente visual.
Uma definição que temos que ter bem claro é o que é padrão ao contrario do que muitos possam pensar padrão não é um padre muito alto, padrão é um modelo, algo a ser seguido, é um molde. Por exemplo, o metro, é um molde, e a partir daí as réguas são feitas a partir deste molde que é o metro.
Outra definição importante é o conceito de classe que nada mais é do que um conjunto de objetos com mesmas características, cor, densidade, ângulos, perímetros, etc.
Abaixo estão as etapas necessárias para o reconhecimento de padrões e a devida classificação de um objeto em reconhecimento de imagens
Porem nem todas características da imagem são usadas, por exemplo, o fundo da imagem, então usa se um algoritmo para detecção de bordas, para separar a imagem do fundo da imagem.
Não é necessária também a influência que as diversas fontes de luz tem sobre a imagem, para isso utiliza-se um processo chamado homo-mórfico. A incidência de luz e sombras pode ocultar algumas características necessárias a serem utilizadas no processo de classificação.
Nesta mesma etapa faz se a transformação das coordenadas da imagem para coordenadas polares para tornar o reconhecimento independente de rotação, e passa a transformada de MELLIN para fazer esta tarefa.
Resumindo, na fase de pré-processamento nos estaremos passando filtros, para eliminar ou diminuir os ruídos.
Após este processo sai da etapa de pré processamento uma matriz com coeficientes numéricos para o processo de extração de características.
É importante saber escolher características das formas, em muitos casos não se pode escolher características como perímetro, área, largura ou comprimento, pois variam com a rotação, translação ou escalonamento das formas a serem reconhecidos os padrões.
A cor, por exemplo, não sofre influência da rotação, translação ou escaling de um objeto, se desejar separar folhas de arvores de galhos das arvores esta seria uma característica interessante a ser extraída das formas das figuras.
Uma das técnicas usadas para extração das características é a matriz dos pixels representada por números equivalentes a cada pixel, facilitando medidas de distancias na hora de extrair características e classificá-los.
A classificação nada mais é que usar as características obtidas do processo de extração de características e considerar quais as distâncias entre estas características e o padrões armazenados previamente.
Um exemplo é classificar um tumor como maligno ou benigno.
Então temos a imagem já passada os filtros e precisamos extrair as características intrínsecas. No caso do tumor benigno ele é mais parecido com uma elipse, e o maligno é cheio de espiculos, pontas disformes
Neste caso pode ser usado um extrator eliptic variance que é usado para verificar quão parecido com uma elipse o contorno se parece e assim determinar se é maligno(se parecer muito com uma elipse) ou se é maligno(não se parecer com a elipse).
Nenhum comentário:
Postar um comentário