Alunos da Loughborough University no Reino Unido, desenvolveram um sistema de automação residencial utilizando-se da tecnologia zigbee para controle de equipamentos numa residência. A idéia era diminuir custos de instalação e permitir a interoperabilidade entre as tecnologias zigbee e wi-fi, ou seja, colocar duas tecnologias juntas, com protocolos diferentes, porém trabalhando na mesma freqüência.
Segundo pesquisas feita por eles as tecnologias que usam a mesma freqüência no caso do bluetooth, zigbee, e wi-fi (2,4GHz), quando utilizadas em conjunto acabam causando interferências umas nas outras, no caso do Bluetooth usado com zigbee ou com wifi houve grande interferência, no entanto zigbee com wi-fi, houve só uma diminuição na taxa de transferência do zigbee de aproximadamente 10%.
Com a utilização do wi-fi em conjunto com o zigbee há a possibilidade de aumentar o sistema para aplicações multimídia, que exigem taxas de transferências maiores que o zigbee pode suportar. Essa junção das duas tecnologias é feita por meio de um gateway.
O gerenciador zigbee é responsável por iniciar a rede zigbee, encontrar os equipamentos em seu alcance e gerenciar os equipamentos conectados na rede, e é responsável também por permitir o acesso de novos equipamentos entrantes na rede e fornecer endereços a eles. Os dispositivos finais que são os equipamentos na rede são responsáveis por enviar informações sobre seu estados, como por exemplo interruptor ligado ou interruptor desligado.
A rede criada tem a possibilidade de controle de forma remota pela internet através de um gateway, e controle local com um controle zigbee específico. Munida de um sensor de presença, um interruptor e uma válvula de ar condicionado que comunica ao gerenciador zigbee sobre seus estados, e este por sua vez atualiza os dados contidos em uma espécie de casa virtual, que é onde ficam armazenados todos os estados de todos os equipamentos da rede, e que é um software desenvolvido em linguagem C, e somente depois atualiza os estados dos equipamentos efetivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário