sábado, 12 de fevereiro de 2011

Curso Automação Residencial, Campo Grande - MS




Aconteceu hoje dia 12/02/2010 o curso sobre automação residencial em Campo Grande-MS, do qual tive a oportunidade de participar e conhecer pessoalmente o instrutor José Roberto Muratori diretor por muitos anos da AURESIDE e agora diretor da Marbie Systems, empresa de consultoria e projetos de automação residêncial que atua em todo o território brasileiro e tem como clientes algumas das principais incorporadoras e construtoras do País.
O curso/seminário abrangeu temas como: novas tecnologias usadas no mercado da automação residencial; a nova profissão emergente “integrador de sistemas de automação residencial” ou simplesmente “integrador”; sistemas que compõem um projeto de automação; infra-estrutura e preparação da obra; dentre outros.

 
Houve também a apresentação de uma empresa local ainda não citada, AUTOSYS, que há um ano e meio desenvolve soluções e integração de sistemas de automação residencial em Campo Grande. Foram apresentados equipamentos eletrônicos tais, como o “cubo mágico” que aciona as cenas conforme o que estiver na sua face superior, manipulando o cubo é possível armazenar até 6 cenários possíveis, interruptores inteligentes capazes de executar mais de uma operação na mesma tecla, por exemplo você pode acionar uma lâmpada num pressionamento rápido e acionar um alarme pressionando a mesma tecla por mais de 5 segundos.


Foi mostrada também a interface que é um controle móvel com tela de touch-screen, onde é possível controlar todo sistema de iluminação, ar condicionado e outros acionamentos diversos apenas clicando em ícones da interface.

Foi abordado também a respeito de construtoras que já estão inserindo a automação residêncial em seus empreendimentos, agregando valores aos imóveis e apresentando um diferencial para os clientes na hora de fechar um contrato de venda. E a construtora que ainda não oferece o sistema de automação em si, já está inserindo em sua infra-estrutura todo o suporte para que após de pronto o morador do imóvel possa adicionar os equipamentos que desejar, como por exemplo, tomadas próximas da janela para automatizar a cortina, ou dutos específicos para passagem de cabeamento para o sistema de câmeras de vigilância. Isso facilita bastante na hora de fazer automação em sua residência, pois não será necessário quebrar paredes o que onera bastante o projeto.
Pautou-se também a ocorrência de congressos que reúne empresas de todo pais, como o Habitar que desde 2001 ocorre todos anos e também a feira de expositores ExpoPredialTec que este ano terá sua segunda amostra em São Paulo nos dias 12,13 e 14 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário