sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Neurônio Biológico X Neurônio Artificial

Um neurônio se comunica com outros neurônios através de sinapses, estas sinapses sao reações eletroquímicas geradas dentro do corpo do neurônio.
Há uma diferença de potencial entre o interior e o exterior do neurônio, ocasionado por reações quimicas entre o potássio no interior, com o sódio do exterior do neurônio, os íons de potássio concentrados no interior do neurônio acaba criando uma diferença de potencial de -70mV. Conforme é feita as ligações entre as células neuronais, essa tensão tende a aumentar ou diminuir, quando o impulso elétrico que vem de outros neurônios chegam contribuem para a tensao de limiar (que é de -50mV), e os canais que ligam o interior do neurônio com a parte exterior são abertos e o sódio acaba entrando na célula, tornando o interior com um potencial positivo, e essa energia sim é responsavel por transmitir o pulso até as conexões sinápticas através dos axônios.
            Deixando a parte neurofisiológica de lado e partindo para a representação neuronal artificial que tem como objetivo copiar as funções exercidas pelos neurônios biológicos, temos os terminais de entrada x1,x2,...,xn que representam os dendritos, e apenas um terminal de saida y que representa o axônio, junto ao terminal de entrada tem os pesos w1,w2,...wn que representam as sinapses.
            O corpo do neurônio é representado por um somatório que faz a soma ponderada xi.wi e o limiar é uma referência estabelecida. Assim quando a soma atingir valores superiores à referência estabelecida o neurônio conduz a informação ou nao conduz, colocando em sua saida y, nivel 1 ou 0 respectivamente.
            Falando termos matemáticos que é o que importa para a engenharia temos a seguinte fórmula:

                                                   
            Onde ɵ é a tensão de limiar previamente estabelecida e n é o número de entradas. A representação completa do neurônio artificial desenvolvida Por Mc Culloch e Pitts pode ser vista na figura abaixo:


A partir desses neuronios artificiais é possivel criar varias estruturas de redes de uma ou mais camadas, com ou sem feedback.


Um comentário:

  1. Muito bacana, mas as redes neurais, tem uma infinidade de aplicações, mas será que seria possivel aplicalas na previsão de certos acontecimentos, tas como previsão do desmatamento num periodo de 100 anos?

    ResponderExcluir