sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Smart Grid - Redes Eletricas Inteligentes

 

Já pensou em poder saber quanto você gasta por dia em eletricidade? Ou melhor, poder gerenciar cada equipamento de sua casa para que seja ligado somente quando o valor da energia elétrica é mais barata?
Pois é umas das vantagens propostas pela implantação da SMART GRID, que nada mais é que uma rede elétrica inteligente que irá substituir a rede elétrica atual chamada por muitos de DUMB GRID.
Para as concessionárias de energia uma grande vantagem é que com a rede inteligente e um dispositivo de medição de energia digital que vai substituir os relógios analógicos atuais, será possível saber quanto que cada individuo gasta por mês de forma remota, ou seja, o funcionário que vem todo mês medir a energia e te acorda cedinho gritando: “eletropauloooo”, não existirá mais. E é claro se você atrasar o pagamento de sua fatura de energia eles poderão cortar o fornecimento de forma instantânea da maneira que eles quiserem.
Ainda para as concessionárias de energia será possível agregar serviços à rede elétrica, como, por exemplo, internet banda larga, TV a cabo e serviços de telefonia.
Para o usuário residencial, que não sabe, mas a tarifa de energia é muito mais barata durante a madrugada que não há grande demanda de energia, também será util. O que acontece é que os relógios medidores de energia analógico, que são os atuais, não têm como ter informação sobre qual horário que está sendo consumida a energia na sua casa e acabam taxando a energia de forma única, porém com a substituição para relógios digitais isso será possível.
Como exemplo, o usuário residencial poderá programar sua máquina de lavar roupas para ser acionada certa hora da madrugada e gastando menos dinheiro. Sem falar que será possível gerenciar seu consumo de energia, será possível também fazer previsões de consumos mais acertivas.
Ainda para o consumidor residencial, será possível vender energia para a concessionária elétrica, isto no caso de possuir um gerador de energia eólico que transforma vento em eletricidade, ou placas fotovoltaicas colocadas no telhado para captar os raios solares e transformar em energia elétrica também, enfim toda energia excedente poderá ser vendida.
De acordo com Ricardo Van Erven, Diretor de Tecnologia e Serviços da AES Eletropaulo não existe uma tecnologia pronta e disponível que possa ser chamada de rede inteligente e sim sistemas inteligentes de forma independente que trazendo os benefícios serão integrados a rede elétrica inteligente.
Segundo a ANEEL já existem cerca de 130 mil medidores de energia digital no Brasil proveniente de testes e que já possuem alguma inteligência, no entanto a substituição total não poderá ser feita antes que a ANEEL defina quais são os requisitos e quais funcionalidades devem ter esses medidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário