terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tecnologia zigbee




         O zigbee é uma tecnologia para envio de dados sem fio, destinada a aplicações que não exigem altas velocidades, como acionamentos de relés, trancas, ventilação, motores etc. Tem como uma das principais características o baixo consumo de energia, dentre outras como baixo custo, segurança e confiabilidade
A tecnologia usa uma freqüência destinada a aplicações industrial, cientificas e médica (ISM), no Brasil esta freqüência é 2,4 GHz, e não é necessária nenhuma licença para operar nesta freqüência. Ainda podem abrigar até 65 mil dispositivos na rede, com velocidade para transmissão de dados entre 20 e 250 Kbps, com um alcance entre 40m e 1,6Km.
O baixo consumo de energia é possível porque os módulos zigbee entram em sleep quando não estão transmitindo ou recebendo dados, isto possibilita o uso de pilhas ou baterias que durarão meses e quem sabe até anos sem serem substituídas.
Em uma rede zigbee podem ser encontrados 3 tipos de dispositivos que são:

Coordenador: responsável formação de uma rede zigbee, ele quem estabelece um canal de operação e o numero lógico para formar a rede
Roteador: é tarefa deste dispositivo definir qual a melhor rota para o envio de um pacote de dados
Dispositivo final: interage com um dispositivo roteador ou coordenador para receber ou transmitir dados, ele recebe e envia mas não pode redirecionar para outro dispositivo final.

Em uma malha zigbee com vários dispositivos, o caminho para que uma informação trafegue entre o dispositivo emissor e o dispositivo receptor, não é fixo esse caminho é traçado conforme conveniência da rede, assim suponhamos que temos um dispositivo na rede que por algum motivo apresentou defeito ou mesmo a bateria que fornecia energia para seu funcionamento está descarregada, então uma nova rota será traçada usando outro dispositivo da rede.
Existem módulos zigbee que visam facilitar o uso em aplicações especificas e diminuindo o tempo e a dificuldade no desenvolvimento de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário